Skip to content

Como ganhar presentes do universo – aprenda a entrar no fluxo da sincronicidade

Presentes do universo - 01

 

Digamos que você está na sua festa de aniversário e percebe que seus convidados estão confortáveis conversando na sala de visitas e aí você pensa: “Seria bom se eu tivesse uma mesinha de centro, porque dessa forma eles se serviriam ali mesmo, ao invés de irem à cozinha”

Só que há um pequeno detalhe: você não tem uma mesinha de centro. A única mesa da casa já está ocupada com doces e salgados e não há aonde colocar os quitutes.

Nesse ínterim, uma amiga desce até à rua e no instante que ela ascende o cigarro, viu o vizinho do andar de cima colocar justamente uma mesinha de centro na rua para doação, ao estilo “quem quiser, pode pegar”.

Ela termina o cigarro e quando entra no apartamento, ouve você comentando com alguém em voz alta: “Ah como seria bom ter uma mesinha de centro para colocar os petiscos, assim você poderiam ficar mais à vontade!”

“Pois vc não vai acreditar!” – ela diz em seguida – “o vizinho de cima acabou de colocar uma mesinha de centro lá fora, quer ir ver?”

Você desce até a rua e vê a mesinha lá, toda faceira te esperando.

Coincidência ou sincronicidade?

Presentes do universo - 02

Você já experimentou uma coincidência tão incrível que deixou você atordoada? Se assim for, então você deu um passo no incrível mundo da Sincronicidade.

“Presentes do Universo” é uma expressão que inventei para a palavra popularmente conhecida como “coincidência”, mas também cientificamente denominada como “sincronicidade” – termo dado pelo psiquiatra suíço Carl Jung para descrever uma “simultaneidade de dois acontecimentos interiores e exteriores, de um modo que não é possível explicar, mas que tem certo sentido para a pessoa que observa”.

É aquele momento que acontece algo no momento certo, na hora certa, com as pessoas certas – como a mesa de centro, da historinha mencionada.

O que acontece na vida da maioria das pessoas está fora de seu controle. Pense nisso: não importa quão cuidadosamente você crie sua vida, você não pode saber como será afetado por um único evento aleatório. Um pequeno detalhe pode e vai mudar tudo.

Mas não pense que isso só ocorre uma vez ou outra: acontece todos os dias, à todo momento – basta ter olhos pra enxergar e estar conectado ao universo.

O que é sincronicidade?

Presentes do universo - 03

Já aconteceu com todo mundo… Todos nós já passamos por alguma situação na qual ocorria uma coincidência tão improvável que parecia mágica, como se existissem conexões entre os eventos, pessoas e informações através de fios invisíveis que podemos vislumbrar por poucos momentos.

  • A pessoa que você pensou e não vê ha muito tempo te procurar
  • Todos os faróis do semáforo na cor verde
  • Uma resposta sobre algum problema escondida em uma música
  • Um comentário de uma amiga com a resposta perfeita que você precisava
  • Tirar fotos incríveis
  • A solução na sua frente para algo que você acreditava ser impossível
  • Conhecer aquela pessoa que mudou toda a trajetória da sua vida…

Jung chegou à conclusão de que há uma íntima conexão entre o indivíduo e o ambiente ao seu redor, que em determinados momentos exerce uma atração que acaba criando circunstâncias coincidentes, tendo um valor específico para as pessoas que a vivem, um significado simbólico. São esses tipos de eventos que costumamos chamar de casualidade, sorte, ou até mesmo magia ou milagres.

A sincronicidade representa para nós, no plano físico, a idéia ou solução que se esconde em nossa mente, maquiada de surpresa e coincidência, sendo, dessa maneira, muito mais fácil alcançar.

Uma experiência sincronística costuma acontecer em nossas vidas quando menos esperamos, mas no momento exato, às vezes mudando a direção de nossas vidas e influenciando nossos pensamentos.

Quanto mais alertas estivermos em relação ao nosso redor, maior será a probabilidade de que aconteça o evento, ou que a percebamos, pois ela é sutil.

Pode estar presente em pequenas conversas, em músicas que tocam na rádio ou em anúncios publicitários, por exemplo, ou até em encontros aparentemente fortuitos.

Apenas é preciso estar atento.

Como aumentar as sincronicidades na vida:

 

Estar no agora

É impossível perceber os presentes que o universo se estiver com a atenção voltada ao passado ou ansioso no futuro.

Solte as expectativas. Entre na vida sem expectativas. Tente! Isso faz tudo se tornar uma grande surpresa maravilhosa.

Se estivermos conscientes do agora, sentiremos que todas as preocupações e tensões associadas à tentativa de moldar constantemente o futuro por meio das expectativas desaparecem. Esta é uma parte poderosa da criação de uma vida de fluxo e sincronia. Nada acontece no passado ou no futuro. A vida só acontece no momento presente.

Ser grato

“Somente a profunda compreensão das leis cósmicas pode nos situar exatamente dentro das nossas necessidades evolutivas, fazendo com que tudo aquilo que nos acontece passe a ter um sentido produtivo. Não em função do nosso desejo, mas das questões que irão nos fazer amadurecer e evoluir.

Só é possível chegar a esse estado de gratidão quando aprendemos a positivar as experiências que vivemos, buscando nelas o sentido que seja próprio às nossas necessidades evolutivas. Quando entendemos o porquê de estarmos passando por uma determinada situação, esta situação adquire um sentido real de crescimento que, mesmo marcado por algum nível de sofrimento, traz a satisfação do aprendiz que conquista novos patamares de saber e amadurecimento.”

Sugestão de artigo:  O estado de gratidão

Estar em contato com a natureza

Dar um mergulho no mar, pisar na grama, sentar debaixo de uma árvore ou simplesmente observar a beleza de uma flor, nos lembra que é maravilhoso estar vivo.

A vastidão da natureza oferece perspectiva e também é o antídoto perfeito para a superestimulação que recebemos no mundo moderno.

A sincronicidade tem muito a ver com a compreensão como tudo no universo está conectado em algum nível. Esse tipo de compreensão profunda é muito mais provável que ocorra na vida selvagem do que em um escritório ou quarto.

Então procure passar mais tempo na contemplação da natureza, na escuta dos sons que ela emite e no prazer das sensações que ela dá.

Treine seu cérebro

As pessoas passam inúmeras horas em academias treinando seus músculos, mas é a qualidade da atenção mental que afeta nossa vida mais que quase qualquer coisa. Se não podemos focar, não podemos fazer nada bem.

B. Alan Wallace escreve no livro The Attention Revolution: “Enquanto nossa mente oscilar compulsivamente entre agitação e opacidade, vacilando de um desequilíbrio de atenção para outro, talvez nunca possamos descobrir as profundezas da consciência humana”.

Ele diz que “como com qualquer habilidade, como tocar piano ou aprender um esporte, podemos, através de exercícios, repetição, habituação ao longo do tempo, desenvolver capacidades atualmente fora de nosso alcance”.

Ao ler livros, desafiando nossas mentes através de sudoku, palavras cruzadas ou conversas estimulantes, treinamos nossas mentes para estar em um estado onde somos mais propensos a descobrir as profundezas de nossa consciência.

É nessas profundezas, abaixo da superfície do pensamento consciente, onde a sincronia, intuição e fluxo são encontrados.

Ouça a voz do subconsciente

Uma característica da nossa cultura moderna é a preferência pelo pensamento analítico sobre nosso sentimento subconsciente ou intuição.

O montanhista de elite, o americano Dean Potter, chamava isso de “A Voz” da qual ele treinava através da meditação, da solitude no deserto e da escalada constante para que A Voz seja alta e clara para ele.

Ouvir A Voz, o salvou a vida muitas vezes, lhe permitindo voltar sozinho das aventuras das paredes verticais sem cordas ou assistência, muitas das rotas de escalada mais desafiadoras do mundo em tempos recordes.

Nossa intuição subconsciente é uma qualidade que tem que ser usada ou ela desperdiça. Assim como é preciso exercer músculos, a intuição também deve ser exercida.

A chave para sintonizar nossas vozes internas reside na meditação, na vida consciente, na solitude e na criatividade.

Escrever um diário e expressar o nosso subconsciente em forma escrita ou visual através das artes, é uma maneira poderosa de criar uma base sólida para que a sincronicidade cresça.

Aprenda a arte de render-se

Render-se não é sobre desistir ou acenar uma bandeira branca.

Temos a responsabilidade de mudar o que não podemos aceitar, e é um caminho corajoso e nobre para aceitar o que não podemos mudar. Um estado de rendição é um estado muito poderoso para se encontrar.

Em vez de lutar contra o universo, podemos nos tornar um canal através do qual o universo flui. Claro, quando as coisas não seguem o nosso caminho, é o nosso ego que se sente insultado.

Portanto, a rendição significa reconhecer, abandonar o ego e aceitar corajosamente o que não podemos mudar.

Pratique atividades de indução do estado do fluxo

Mihaly Csikszentmihalyi, um psicólogo que foi pioneiro na pesquisa sobre a felicidade humana na década de 1970, descobriu o que ele chamou de “estado de fluxo”.

Esse estado de imersão total em uma atividade resulta em desempenho máximo, criatividade e prazer. Numerosos projetos de pesquisa confirmaram que quanto mais as pessoas experimentam estados de fluxo, mais felizes estão.

O acesso ao estado de fluxo em pequenas doses pode ser incrivelmente simples. Tudo o que é necessário são três ingredientes principais: foco na tarefa, compreensão de como fazer a tarefa e habilidades necessárias para realizar a tarefa.

Estes ingredientes básicos podem ser aplicados a qualquer atividade como lavar a louça, fazer um suco ou tomar banho. Os estados de fluxo variam em profundidade.

Existem atividades de microfluxo e macro-fluxo. No macro-fluxo, pode-se absorver por longos períodos de tempo. Jogar xadrez, aprender o tango, ou pintar uma imagem são exemplos de atividades que podem trazer um profundo senso de fluxo.

Nesse estado, seu senso de si (ego) diminui, a atividade eletromagnética em seu cérebro muda, e você sente uma calma total no olho da tempestade.

Esta é a transição da atuação da mente pensante para a atuação do subconsciente.

Este é o estado mental que ajudará a cultivar eventos sincronizados.

Expanda sua mente

Uma maneira poderosa de abrir nossas mentes é nos educar e estar dispostos a ouvir outras maneiras de se enxergar a vida.

Há muitos livros incríveis dos reinos espiritual, científico, filosófico e ficção que ajudarão a expandir a mente para a incrível realidade da unidade universal.

Às vezes estamos sofrendo ha anos em uma situação, insistindo em uma maneira de pensar, acreditando que só essa maneira existe e apenas essa, é a certa.

Mas o universo mostra que sempre existirá inúmeras possibilidades para qualquer circunstância. Basta você dar uma abertura para que a solução se mostre diante de você.

Albert Einstein disse que a questão mais importante que uma pessoa pode se perguntar é se o universo é ou não um lugar amigável. Se a sua resposta for sim, você está estabelecendo a base certa para sincronicidade, fluxo e acontecimentos maravilhosamente descobertos “ao acaso” em sua vida.

Gostou do artigo? Não deixe de fazer um comentário e assinar a newsletter da Amina Transcendental clicando aqui.

Um beijo e até a próxima!

 

Amina

Fontes:
https://amenteemaravilhosa.com.br/casualidade-nao-existe-existe-apenas-sincronicidade/
https://www.elephantjournal.com/2014/10/7-steps-to-increasing-synchronicity-in-our-daily-lives/

2 Comments

  1. DENISE MARINHO FERREIRA DENISE MARINHO FERREIRA

    Realmente a sincronicidade pode fazer verdadeiros “milagres” em nossas vidas. E agora sabendo como abrir as portas para que ela aconteça de forma mais consciente é melhor ainda. Obrigada pelas valiosas dicas! Ah quero ver a mesinha depois ..bjssss

    • Deise Marinho Deise Marinho

      Olá Denise!

      Obrigada pela presença e pelo comentário!

      Torço para que o universo te envie presentes maravilhosos e inesquecíveis! Só não deixe de abrir os olhos e abrir os canais para poder percebe-los!

      Bjão!

      Amina

Leave a Reply