Skip to content

A chegada de Saturno e o início de um novo ciclo de 36 anos

No dia 20 de Março de 2017, iniciou-se o novo ciclo de Saturno. Na astrologia, a cada 36 anos mudam-se as posições planetárias e, consequentemente, as energias irradiadas na Terra pelos planetas. Pois aí está a intensidade do momento que vivemos: Finda um ciclo da regência do Sol para iniciar os próximos 36 anos do ciclo de Saturno, o planeta da sabedoria.

E para completar essa conjunção astral, como de costume em cada início de ciclo, 2017 será regido também por Saturno.

Mas o que exatamente irá acontecer e o que isso tem à ver comigo?

Segundo o astrólogo Nilton Schultz, o Sol enquanto regente nos trouxe inúmeros benefícios, mas como tudo na vida possui os lados positivo e negativo, existiu também o lado sombra.

Olhando para o aspecto da luz, vimos os desenvolvimento dos talentos, liderança, vitalidade, tomada de consciência de si mesmo, criatividade e capacidade de expressão, a necessidade de nos afirmarmos para o mundo, partilha de conhecimentos e o avanço da tecnologia. Foram tempos em que terapias de autoconhecimento explodiram em número e procura.

Já seu lado sombra trouxe o individualismo, o ego exacerbado, o trabalho visando somente o benefício próprio, a riqueza e a fartura na mão de poucas pessoas. Os conceitos de “sucesso”, “felicidade” e “poder” foram deturpados.

Vejamos a raiz dessas palavras, segundo a monja Coen:

Sucesso vêm de suceder, de passar adiante. É algo que recebo, vive em mim e eu transmito ao meu redor.

Felicidade vêm de  “fértil”, de “frutífero”, aquilo que dá frutos. Nós somos mais felizes quando nossos projetos dão certo. Somos mais felizes quando temos algo para compartilhar e não apenas receber.

Poder vêm de “potência” e “ser capaz”. Significa, entre outras coisas, ter a faculdade ou a possibilidade de, possuir força física ou moral, ter influência, validação.

Perceba que esses três conceitos, se praticados por uma pessoa imatura, mudam totalmente o sentido.

O que é o sucesso nas mãos de um indivíduo sem talento ou sem ter o que oferecer nada de bom? Quantas pessoas postam nas redes sociais uma falsa felicidade, mas estão completamente vazias, mortas por dentro? E o que dizer do poder, quando a pessoa se acha superior ao seu semelhante e o que ela é capaz de fazer para se manter no controle?

Por que a elite se recusa a compartilhar? Por que ainda estamos bombardeando um ao outro? Por que odiamos? Por que ficamos assustados e ainda vivendo sob a cultura do medo? Por que ficamos insatisfeitos, mesmo tendo tudo o que desejamos? Por que existem famintos em uma parte do mundo enquanto em outras partes jogam comida fora ? Por que estamos perfurando o chão, perturbando o equilíbrio ecológico sensível em busca de energia que podemos obter a partir do Sol ou vento, sem interrupção ? As perguntas continuam chegando. A desigualdade torna-se gritante.

O culto ao narcisismo e ao individualismo, que prevaleceu no ciclo do sol, vai aos poucos dando lugar a uma mentalidade mais reservada, responsabilidade pelos atos praticados e maior autocrítica. O sol, como centro do sistema, representa mais exposição, porém sem tanto critério. É mais o aparecer pelo aparecer e não necessariamente por qualidades excepcionais.

Nestes 36 últimos anos várias pessoas que brilharam nesse período eram inconsistentes e de pouco valor moral, intelectual e artístico. E que muito joio veio junto com o trigo, isso é indiscutível. São aquelas pessoas que têm fama rapidamente, mas também caem no esquecimento em pouco tempo.

Os astrólogos avaliam que este foi um período onde os falsos valores obtiveram seu lugar no palco e por isso, pouco tempo duraram. São os tais quinze minutos de fama. Por outro lado os períodos simbolizados por Saturno, foram marcados pelo surgimento de grandes pensadores e avatares como o próprio Cristo, Da Vinci, Nicolau Copérnico, Maquiavel.

Foram períodos de reconhecimento e valorização da ciência, como o Renascimento, o Iluminismo e também épocas de grandes revoluções e convulsões sociais como a peste negra.

Uma relação bem aparente com a energia de Saturno é a carta do Eremita ou Ermitão, que demonstra a perseverança, a paciência e a busca da verdade das coisas. A Justiça mostra sua atuação no ajuste das relações, e sua correlação com o Karma.

 

Agora que estamos em plena fase de transição, recebendo novo influxo, teremos uma força excepcional saturnina diretamente projetada em nós, não só em nossas mentes e corações mas também em Gaia (Terra). Mas essa energia não virá de uma maneira amorosa, mas sim de uma forma rigorosa.

Vale lembrar que essa transição não será de um dia pro outro, na verdade já faz alguns meses que a frequência de Saturno já vem nos influenciando. Todas essas questões políticas que estão ocorrendo no Brasil e no mundo, já são indícios de que foi encontrada toda a sujeira debaixo do tapete e não existe mais a possibilidade de esconder a sujeira debaixo dele pois não há mais tapete.

Todas as mentiras, tudo o que estiver errado, já está vindo à tona.

E é a partir de agora que dá-se início ao tempo onde tudo será colocado nos eixos.

O que esperar desse novo ciclo?

Entraremos em uma fase de rompimentos, limitações, compromisso, ação e responsabilidades, principalmente em questões coletivas. A energia não é ruim, depende da proposta que cada um tem para a sua vida. Mas esteja certo de que o caminho é um só: o da evolução.

  • Na vida profissional: quem está infeliz na sua profissão será estimulado (ou melhor dizendo, empurrado) a buscar algo diferente, que faça a pessoa feliz. É aconselhável fazer uma reflexão, ver as possibilidades de crescimento em determinada função e, se não estiver satisfeito, partir para outra, fazer novos cursos para mudar a situação ou mesmo trocar de emprego ou começar algo próprio. Ter coragem para expandir horizontes, mas com responsabilidade.
  • Dica: Lembrar das coisas que fazia por hobby é uma boa. Nesse mundo capitalista onde fomos condicionados à trabalhar para consumir e pagar contas, mal temos tempo para dedicar às coisas que fazem vibrar a alma, chegando a ponto até de esquecermos o que realmente gostávamos de fazer. Onde estão seus sonhos? Você se lembra daquela atividade que te fazia ficar imerso por horas? Que tal tirar aquele projeto guardado na gaveta e dedicar-se à ele?
  • Relacionamentos: A tendência para 2017 é que uniões baseadas em possessividade, jogos mentais, mentiras, falsidade e anulação de um diante do outro terminem (que bom!). Já os relacionamentos que abrem espaço para a individualidade, para o cuidado consigo mesmo e para o crescimento do companheiro, terão vida longa. Amizades irão se desfazer, não porque eram falsas ou qualquer coisa do tipo, mas sim pelo fato de que cada indivíduo vai juntar sua energia com outras que lhe são compatíveis.
  • Outras amizades serão retomadas, pessoas que você não via ou falava ha muito tempo, voltarão transformadas, de maneira que irá realmente acrescentar à sua vida. Aproveite isso! Dê valor pras suas amizades, família, pra todos que te fazem bem, e faça bem pra eles também! Esteja com pessoas que reverberem sua luz, multipliquem energias positivas! Ajude e ilumine a vida de todos que passarem por você!
  • Espiritualidade e consciência: Vivemos na cultura do dinheiro, da matéria, das aparências. Trabalhamos o dia todo para fazer mais dinheiro. Somos valorizados pelo que temos, não pelo que somos. Vivemos em função de falsos valores dos quais um dia mais cedo ou mais tarde, concluímos que não são absolutamente nada perto da verdade. No entanto, Saturno vêm aí… exigindo um trabalho interno, de olhar para dentro de si e despertar para os assuntos espirituais e expansão da consciência. Procure aperfeiçoar seu espírito e independente da sua fé, busque sempre o conhecimento. Vibre amor, luz e emane tudo isso ao cosmos.
  • Meta, foco e disciplina: É preciso definir o que realmente quer pra vida, abraçar a causa, confiar em si mesmo e seguir adiante, não deixando coisas pela metade e nem dar espaço pra preguiça. E já que é pra se dedicar para alguma coisa, que seja para algo que amamos! Não tenha medo do novo. Organizar-se é fundamental e principalmente praticar a paciência, pois as coisas não acontecem de um dia pro outro.
  • Falar e não fazer: Tempo de sair do idealismo, das teorias, acabar de vez com a hipocrisia, com o “mimimi”, de esperar que o governo ou alguém faça algo por você. É preciso partir de vez para a ação. 
  • Rever crenças, limites, paradigmas, atitudes em geral: Será que aquele ideal ou aquele mito que você sustenta e defende com unhas e dentes é realmente verdadeiro? Será que existe outros ângulos dos quais você não parou para refletir? Você ainda não se conhece, não sabe do que gosta? Não há nada que se preocupar, respire fundo e dê início ao autoconhecimento. Toda a bagagem que você acumulou até agora tem um sentido e você vai compreender vários questionamentos sobre a vida mais adiante.
  • Discernimento: Ficaremos menos confusos sobre a informação divulgada hoje – não só os meios de comunicação dos núcleos de governos, mas através de todas as camadas da mídia, algumas das quais se apresentam como espirituais – e tudo o que não é.
  • Seremos capazes de ler ou ouvir informações e simplesmente afastar as que não ressoam com nosso íntimo – devido a nossa capacidade de sentir, ouvir e ver a verdade, que está ativando agora dentro do Terceiro Olho. É imprescindível que haja um trabalho interno para a expansão do sexto sentido, pois é ele que nos diz o que é verdadeiro ou falso.
  • Direcionamento da energia: nos primeiros anos de Saturno, precisamos direcionar nossa energia e atenção para os assuntos elevados e íntegros. Se continuarmos com os velhos hábitos, não conseguiremos entrar na nova dimensão que está por vir.

Aspectos positivos de Saturno

A individualidade que a regência do Sol nos trouxe foi essencial para sabermos quem somos e o motivo de nossa existência nesse mundo.

Nós somos como uma gota no meio do oceano. Não precisamos nos destacar e ser maior ou melhor do que alguém, mas quando nos unimos às outras gotas, juntos formamos um oceano e percebemos que somos uma coisa só.

Tudo o que você quer a energia está propícia, novas oportunidades irão surgir. Essa nova energia saturnina irá impulsionar a todos para o progresso. Foque sua energia em coisas novas, envie ao universo suas intenções. Desligue as vozes da mente e ouça a voz do seu coração. Ative seu sexto sentido.

Saturno é consolidador dos projetos e representa o nosso lado mais realizador e empenhado em construir algo de sólido em nossa vida. Ele tem um papel importante também em tudo o que diz respeito à nossa vida profissional, à nossa carreira e ao espaço que ocupamos na sociedade com nossa atividade e nosso trabalho. E o tempo (“cronos”, o nome grego de Saturno), é um fator fundamental na maturação de tudo o que esperamos na vida, portanto a paciência e a perseverança também são elementos indispensáveis para podermos extrair o melhor que Saturno pode nos oferecer no ano de 2017 e, ao longo de todo o ciclo que o planeta influenciará.

Sentir-se confuso, inquieto, assustado e insatisfeito é o início da transição. Seja bem-vindo! Equilibre a sombra com a luz. Ria, ame, compartilhe, seja gentil, permaneça calmo e reflita. Esta é a frequência vibracional mais elevada a nível celular. Isto é espiritualidade. Isto é crescimento. Esta é a evolução primordial.

Agora tudo o que pensamos, sentimos e fazemos irá ficar mais aflorado. Reflita sobre o que você emana porque agora ficará tudo mais intenso.

Resumindo:

Tenho observado que as pessoas de um modo geral, estão cada vez mais se abrindo e buscando por si mesmas, a espiritualidade. Buscam pela yoga e meditação, pelo reiki, a astrologia, vão às igrejas, procuram por esclarecimento em geral e tudo isso é muito válido.

Há outras que estão confusas, principalmente aquelas que nunca tiveram apoio ou uma base sólida dentro de casa. E é nessas que encontram consolo nos artifícios: drogas, álcool, festas desregradas, depressão, ansiedade, más companias e até mesmo o suicídio.

As influências saturninas irá chacoalhar e desafiar à todos nós, irá derrubar toda a estrutura velha para criar novas bases. Se você acredita em mapa astral, dê uma olhada em qual casa o planeta Saturno vai estar e veja qual procedimento tomar para harmonizar o lado sombra.

Um outro ponto importante: pense na quantidade enorme de crianças que estão nascendo hoje em dia e reflita sobre qual realidade elas encontrarão daqui a 36 anos?

Quem passa os princípios, os valores, os exemplos à elas?

Questões morais, éticas, valores e princípios precisam ser trabalhados primeiro em nós, no agora.

Reflita em você mesmo sobre seus hábitos e crenças para que os mesmos possam servir de modelo para si mesmo, para ao seu redor e principalmente aos pequenos.

Faça sua parte em buscar o equilíbrio das polaridades, medite. Cabe somente à nós trazer o equilíbrio à esse mundo, brilhar nossa luz própria para iluminarmos a nova era de aquário que virá em seguida.

Principalmente: tenha paciência, pois Saturno é tempo. Você não empurraria um velhinho para que ele andasse mais depressa, empurraria?

Em uma sociedade que nos leva a ser competitivos, vêm Saturno que vai nos levar a ser cooperativos. O império da paixão cede para o amor.

Realmente acredito que somos capazes de nos transformarmos, de sermos gentis uns com os outros, de perdoar, de amar.

Beijos transcendentais!

Amina

Fontes:

http://www.dm.com.br/cotidiano/2017/02/o-universo-cobra-mudancas.html

www.portalarcoiris.ning.com/group/mensagensdosmestres

Equinócio de Março de 2017 – Verdade, Transição e Transformação !

Previsões para 2017 “O ano de Saturno”

4 Comments

  1. Uau que artigo super completo!! Olha que eu já li muito sobre o ano de Saturno p me informar! Um ano muito especial p trabalharmos duro sem olhar p trás!
    Obrigada pelas dicas!!
    Beijos

    • Deise Mafer Deise Mafer

      Olá Bianca!

      Sim, vamos fazer a nossa parte, trabalhando, meditando e nos responsabilizando pelos nossos atos, falas e pensamentos! Lembrando que tudo o que nós pensamos é refletido à nossa volta.

      Um super beijo e obrigada pela honorável visita!

      Amina

  2. Oi querida Amina,

    Este post está repleto de informações embasadas pelo Nilton Schultz, cujas palestras eu já assisti pessoalmente.Saturno é o grande disciplinador, um professor austero,porém justo, que vem dar a cada um,o fruto de suas ações.Esperemos muito desse ano, mas sem baixar a guarda, sempre vigilantes.

    Muitas vibrações positivas da Monica

    • Deise Mafer Deise Mafer

      Monica!

      Que privilégio assistir uma palestra dele! Gosto muito do trabalho que ele desenvolve, um homem muito inteligente!
      Aguardemos pela justiça de Saturno que chega em boa hora!

      Um beijo enorme, obrigada pelo comentário e a visita sempre carinhosa!

      Amina

Comments are closed.